METAS E DIRETRIZES

Nesta página você poderá acompanhar o resultado dos trabalhos realizados durante o Plano Municipal de Cultura de São Bento do Sul, sintetizados em Diretrizes e Metas.


Eixo I - Produção Simbólica e Diversidade Cultural 
 
Produção de Arte e Bens Simbólicos

Diretrizes
  • Capacitar técnicos e artistas nas diversas áreas culturais como: música, dança, artesanato, artes visuais, teatro, circo, audiovisual, literatura, moda e design, folclore, cultura afro-brasileira, indígena, cultura popular, cidadania cultural, gestão e produção cultural para preservar, fortalecer, inovar e proteger, garantindo a multiplicidade de seus valores e formações.
  • Capacitar especialistas de restauro para patrimônio cultural material, como museus e prédios tombados, para preservar o patrimônio histórico e cultural de São Bento do Sul.
  • Garantir, fortalecer, ampliar políticas de fomento, investimento e financiamento já existentes como Fundo Municipal de Cultura e Sistema de Mecenato (SIMDEC), para proteger e promover a diversidade cultural, a criação artística e suas manifestações e as expressões culturais, individuais ou coletivas, de todos os grupos étnicos e suas derivações sociais.
  • Criar novas políticas de fomento pesquisa, desenvolvimento, produção e circulação dos bens simbólicos culturais que contemplem os diversos segmentos artísticos e culturais.
  • Construir um espaço multiuso com estrutura para ensaios, produção de arte, oficinas, workshops, feiras, apresentações artísticas e culturais para acesso de todos.
  • Estabelecer parcerias para aproveitar espaços ociosos (casarões, fábricas e outros) para criação de um condomínio cultural.
  • Realizar e incentivar intercâmbio cultural e artístico com profissionais locais, regionais, nacionais e internacionais através de festivais, mostras e feiras (como oficinas, workshops, cursos direcionados) fóruns, intervenções urbanas, estabelecendo um calendário anual que interligue as regiões do estado de Santa Catarina e do país, com ampla divulgação.
  • Revisar a lei municipal nº 742?? para que assegure o direito ao artista de rua, hippies, artesãos, performers de rua, que faça livre exposição, comercialização de seus produtos, garantido na constituição federal, artigo 5º, § 9, artigos 215, 216 e 220
  • Fortalecer iniciativas e ações na área de literatura e leitura por meio de novos mecanismos para o crescimento intelectual e cultural da população.
  • Promover o resgate, a documentação, a valorização e a continuidade das origens musicais, gastronômicas, arquitetônicas, artesanais e folclóricas da sociedade de São Bento do Sul.
  • Estimular a produção e o resgate do artesanato da cidade de São Bento do Sul, fortalecendo a união dos artesãos e artes visuais.

Metas
  1. Capacitar anualmente profissionais das áreas de: música, dança, artesanato, artes visuais, teatro, circo, audiovisual, literatura, moda e design, folclore, cultura afro-brasileira, cultura popular, cidadania cultural, cultura indígena, gestão e produção cultural.
  2. Promover cursos, oficinas, palestras, workshops, fóruns e seminários de cultura com baixo custo ou gratuitos para a população.
  3. Incentivar parceria com as instituições de ensino superior para promover cursos de extensão, graduação e especialização para as áreas culturais: música, dança, artesanato, artes visuais, teatro, circo, audiovisual, literatura, moda e design, folclore, cultura afro-brasileira, cultura popular, cultura indígena, cidadania cultural, gestão e produção cultural.
  4. Promover e incentivar a realização de palestras e cursos de produção e gestão cultural para artistas locais e interessados.
  5. Incentivar e custear a capacitação de profissionais para conservação e restauro.
  6. Ampliar de 2% para 5 % do orçamento Municipal, verba destinada para Fundo Municipal de Cultura e Sistema de Mecenato (SIMDEC).
  7. Incentivar a promoção de eventos culturais.
  8. Estimular e organizar a promoção de projetos de leitura nos bairros e em domicílios.
  9. Incentivar por meio de campanhas o acesso à diversidade artística cultural, para a conscientização da importância e consumo da cultura local.
  10. Promover festivais de bandas de garagem e outras existentes em São Bento do Sul.
  11. Promover festivais e/ou mostras de teatro em São Bento do Sul.
  12. Incentivar, aprimorar e ampliar feiras de livro, o cantinho do escritor, polo filosófico, leitura e contação de histórias na biblioteca Municipal, polo de historiadores, encontros de leituras e cursos literários.
  13. Incentivar a participação de livrarias e editoras de outras cidades e regiões a participar de eventos culturais no município.
  14. Promover projetos que estimulem a leitura em locais públicos e nas empresas, incentivando o hábito da leitura.
  15. Preservar a arquitetura histórica da cidade por meio de tombamento, com a utilização dos imóveis públicos em benefício da cultura municipal.
  16. Desenvolver projetos para a descoberta de novos talentos.
  17. Divulgar obras de artistas do município.
  18. Fortalecer e apoiar as associações das diversas áreas artísticas do município.
  19. Estimular a criação de cooperativas das diversas áreas artísticas, com apoio público e privado.

Convenções da Diversidade e Diálogos Interculturais

Diretrizes
  • Promover a integração entre todas as áreas artísticas do município.
  • Realizar mapeamento e pesquisa dos bens culturais e valores materiais e imateriais.
  • Promover reforma administrativa no quadro de funcionários da Fundação Cultural, ampliando o número de cargos.
Metas
  1. Implementar nos eventos já existentes, outras potenciais manifestações em destaque na cultura.
  2. Incentivar e potencializar eventos multiculturais.
  3. Promover debates e palestras sobre a diversidade e diálogos interculturais para os agentes culturais e comunidade.
  4. Incentivar a criação de grupos de danças folclóricas de crianças, jovens e adultos.
  5. Promover cursos e eventos de interesse dos diversos grupos de danças.
  6. Incentivar a criação de documentários do patrimônio material e imaterial.
  7. Criar programas de incentivo para projetos de continuidade.


Cultura, Educação e Criatividade

Diretrizes
  • Assegurar a continuidade das orquestras, bandas e corais que fazem parte da identidade cultural são-bentense e que correm o risco de perderem seus condutores pela falta de formação específica no município.
  • Garantir a capilarização dos multiplicadores do setorial da música nos bairros, a fim de oportunizar a formação de um maior número de cidadãos, bem como aumentar a oferta de vagas desta formação específica.
  • Fomentar a constituição de uma Banda Marcial Municipal para a representatividade e incentivo à musicalidade no ensino fundamental.
  • Garantir a continuidade das edições anuais da Feira do Livro Municipal, promovida em conjunto com a Secretaria de Educação e Fundação Cultural, a fim de incentivar a transversalidade cultural do município.
  • Garantir um espaço público apropriado para acolher ensaios, oficinas, apresentações e cursos de grupos teatrais, bandas, corais, orquestras, grupos de dança e demais segmentos, visando promover e firmar as manifestações culturais do município.
  • Fomentar a criação de uma “extensão móvel sobre rodas” da Biblioteca Municipal, levando a leitura e os contadores de histórias à todas as regiões do município.
  • Garantir a continuidade e promover novas oficinas de artesanato de referência cultural, com apoio da Fundação Cultural.

Metas
  1. Realizar a formação de regentes de orquestras, bandas e corais que representem a identidade cultural são-bentense, garantindo a continuidade dos mesmos, quando da impossibilidade de seus condutores não mais poderem trabalhar.
  2. Promover formação técnica em manutenção e concerto de instrumentos musicais, por meio de parcerias com instituições de ensino profissionalizantes, suprindo a carência deste profissional.
  3. Criar postos livres de empréstimo e doação de livros (totens em formato de estantes com portas de vidro) em pontos estratégicos de grande circulação na cidade, para fomentar a leitura dos cidadãos.
  4. Estimular a formação e capacitação de contadores de história, por meio de parcerias e convênios com instituições privadas e do “Sistema S”.
  5. Fomentar a criação de um Museu da Música, para garantir e assegurar a memória e a identidade cultural musical centenária de São Bento do Sul.
  6. Garantir a pesquisa, investigação e visibilidade dos mestres da oralidade e dos saberes e fazeres dos usos e costumes, arte e artesanato da cultura popular de São Bento do Sul, para que possam ser reconhecidos e contemplados com projetos para a Lei GRIÔ Nacional. Desta forma, seus conhecimentos se tornarão perpetuados por pesquisas, mapeamentos ou documentários.
  7. Incentivar que os Mestres artesãos e escultores da talha em madeira e da marchetaria repassem seus saberes, ofícios e técnicas. Desta forma, será assegurada a preservação da identidade artística e artesanal folclórica , garantindo o repasse dessas artes às futuras gerações, a qual simboliza a representatividade dos colonizadores.

Cultura, Comunicação e Democracia 
 
Diretrizes
  • Fomentar e ampliar a comunicação dos eventos culturais do município, promovendo a visibilidade dos mesmos, em âmbito local, nacional e internacional.
Metas
  1. Fomentar e estimular a cultura por meio de veículos de comunicação, tais como: rádios e TVs públicos e privados, jornais e redes sociais.
  2. Criar um espaço virtual e presencial permanente de debates sobre a cultura em São Bento do Sul.
  3. Promover transmissões online de eventos consolidados da cidade.
  4. Criar um portal público e colaborativo de comunicação, específico para divulgação cultural, onde os dados estejam na página principal. O portal estará disponibilizado em praças e terminais da cidade.
  5. Criar circuitos de audiovisual no município.

Eixo II - Cultura, Cidade e Cidadania


Acesso, Acessibilidade e Direitos Culturais

Diretrizes
  • Garantir o cumprimento da Lei Federal nº 1098/2000, a Lei Municipal 1677/2006 e a NBR 9050 que trata do acesso das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, quanto às novas construções ou espaços reformados destinados aos equipamentos culturais adaptados a acessibilidade.
  • Buscar amparo legal aos artistas de rua: artesãos, performers, artistas visuais, músicos e designers que produzem e comercializam bens simbólicos em vias públicas, diferenciando-os dos vendedores ambulantes.
Promover a acessibilidade das pessoas com deficiência visual e auditiva à eventos e produtos culturais.

Metas
  1. Rever a Lei Municipal 1448/2005 para regulamentar o comércio legal dos bens simbólicos produzidos pelos artistas de rua, sem cobranças tributárias.
  2. Criar uma agenda comum transversal entre a Fundação Cultural, Secretaria de Educação e Departamento de Turismo, para facilitar e garantir tanto a divulgação quanto o acesso aos bens culturais promovidos no município.
  3. Fomentar parcerias com as empresas de transporte coletivo para a criação de passe livre cultural ou desconto, uma vez ao mês, aos cidadãos que desejam usufruir da programação artística e cultural realizada no município.
  4. Garantir a descentralização de eventos artísticos culturais, permitindo o acesso e a divulgação dos mesmos, nos bairros do município.
  5. Buscar parcerias com entidades ou profissionais que atuem com pessoas com deficiência visual e auditiva, para promover a inclusão cultural.

Cidade como Fenômeno Cultural

Diretrizes
  • Criar mídia que envolva a opinião e participação popular, de forma a conscientizá-la sobre o desenvolvimento responsável, oportunizando cadastro de atividades exercidas, disponibilidade de mercado e interesses, submetida ao Conselho Municipal de Políticas Culturais.
  • Assegurar a formação de uma associação de gestores culturais que viabilize meios de desenvolver projetos e parcerias, fomentando o envolvimento relacional de todas as áreas artísticas em suas respectivas responsabilidades.
  • Desenvolver propostas de parcerias com locais que já possuam públicos existentes, como escolas, universidades, igrejas, espaços públicos e alternativos, entre outros, para a criação de uma agenda de apresentação artística periódica.
  • Fomentar a conscientização e sensibilização da população local quanto ao valor de suas manifestações culturais, e de sua participação na crescente e constante necessidade de divulgação.

Metas
  1. Instigar as empresas e organizações privadas a investirem em ações culturais.
  2. Criar um centro de capacitação de gestores aptos a atuarem em uma associação de gestores e representantes culturais, bem como na comunidade.
  3. Mapear e formalizar os setores artísticos, viabilizando um inventário de potenciais parceiros.
  4. Criar espaços para apresentações culturais de forma contínua e em crescente desenvolvimento cultural.
  5. Fomentar ações que envolvam o público jovem e crianças na apreciação e valorização da cultura local, apontando seu potencial de envolvimento e contribuição artística.
  6. Criar e desenvolver o projeto do “Museu da Memória Artística”, para registro de obras e conceitos locais, resgatando, valorizando, estimulando o desenvolvimento cultural, e reafirmando a identidade cultural da cidade.
  7. Investigar a potencialidade museológica do município, propondo projetos para a criação de novos museus.

Memória e Transformação Social

Diretrizes
  • Inventariar os bens culturais compostos por bens materiais já tombados e os de interesse histórico e culturais, acervos, coleções particulares, história do desenvolvimento técnico da indústria e da cultura e os imateriais, compostos por saberes, fazeres, crenças, danças e falas.

Metas
  1. Criar um grupo que busque mecanismos para estimular os proprietários a conservar os imóveis, reduzindo o impacto patrimonial causado pelo tombamento.
  2. Inventariar e estimular a preservação de prédios de interesse histórico, cultural e paisagístico.
  3. Solicitar à Fundação Catarinense de Cultura, um manual sobre a importância e técnicas de preservação e restauração para bens materiais tombados, acervos e coleções.
  4. Instituir estratégias de ensino e técnicas nas áreas de conservação e restauração de bens culturais por meio da educação formal e informal.
  5. Disponibilizar à população um registro de inventário permanente dos bens imateriais.
  6. Solicitar que o Conselho Municipal de Políticas Culturais formule uma proposta de lei que regulamente o uso de placas de publicidade nas fachadas dos imóveis comerciais da área que compreende o Centro Histórico.
  7. Promover o registro de forma escrita, fotográfica, áudio e/ou vídeo da memória cultural da população de São Bento do Sul.


Nenhum comentário: